Yoga Pet – Você conhece?

O contato com a natureza faz parte do ensinamento do Yoga, que prega, entre outras coisas essa comunhão para a melhora e bem-estar físico e mental. Em 2017, começou então, nos Estados Unidos, a prática com a inclusão de animais, de estimação ou rurais. Era comum, na época, encontros em parques aonde os participantes levavam seus bichinhos e interagiam durante a prática.

Três anos depois, com o isolamento social, a tendência volta a ser comentada. Em casa, e sem o contato com a natureza, são os animais que estão ajudando a manter essa conexão com a “mãe Terra”. Segundo a Mayo Clinic, uma organização médica sem fins lucrativos, a prática do yoga com animais pode reduzir de maneira significativa a dor, a ansiedade, a depressão e o cansaço das pessoas que apresentam variados problemas de saúde.

Para atriz e professora de Yoga, Vivi Cataldi, mãe da gata Maasai, que vai completar 7 anos, e da Saori, 2 anos, unir seus pets com a prática do yoga já é algo habitual, muito antes do isolamento social, ela já conciliava essas duas paixões:

“O yoga é conhecido como prática criada a partir da observação da natureza e dos animais. Por esta razão, os Pets têm tudo a ver com Yoga! Há muito que se aprender com os animais, observe seu pet e veja um mundo de novas possibilidades, movimentos e posturas que refletidas no seu corpo podem ser um verdadeiro presente. Um pet pode mudar sua vida, assim como o Yoga, tem trazendo amor e companhia. Aproveite esse momento para despertar um novo olhar. Procure uma prática adequada ao seu gosto, existem diversas, mas sempre com um professor qualificado”, orienta Vivi.

Vínculo e afeto com os animais, conquistado com a pratica diária do yoga, auxiliam a manutenção do equilíbrio emocional durante a pandemia do novo coronavírus, tanto para os pets quanto para os seus donos. Como são animais senescentes, ou seja, possuem a capacidade emocional para sentir alegria, medo, dor e até mesmo saudade, a pratica acaba sendo um momento de fortalecimento desse elo, entre eles.

“Os pets tem o poder de neutralizar as energias dos ambientes, ou seja, acalmam, criam relação de amor e afeto, além de lealdade. Isso é visível e confortante”, finaliza Vivi.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.