Orquestra Ouro Preto terá live com experiência ‘beatlemaníaca’ neste domingo (27)

Mais do que música, uma experiência ‘beatlemaníaca’. A live de lançamento do novo álbum “Orquestra Ouro Preto The Beatles – Vol.2” promete levar o clima de Liverpool ao público de casa no próximo domingo, dia 27 de setembro, às 11h. A transmissão do concerto será ao vivo, direto do Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte. O disco é composto por uma combinação inusitada que une uma orquestra de cordas a uma banda de rock. “Este projeto foi pensado como uma vibrante viagem sonora pela biografia musical dos Beatles e, por ele, expressamos a essência da Orquestra Ouro Preto, em um trabalho muito importante da nossa história que completa 20 anos”, analisa Rodrigo Toffolo, maestro da orquestra.

Com arranjos de Mateus Freire, o álbum estabelece um diálogo entre os universos da música erudita e popular, e dá continuidade ao sucesso do concerto “The Beatles” lançado em 2010, que circulou por várias cidades brasileiras e incluiu participação numa edição da Internacional Beatle Week, na Inglaterra. O segundo tributo à música da lendária banda britânica traz no repertório arranjos inéditos de canções de sucesso no mundo todo como “Can’t Buy Me Love”, “I Want to Hold Your Hand”, “Twist and Shout”, “Here Comes the Sun”, “The Long and Winding Road”, While My Guitar Gently Weeps”, dentre outras.

“Em razão da pandemia, a live é uma oportunidade para as pessoas que estão em isolamento social, encontrarem na música um afago e poderem curtir um disco novo da Orquestra”, completa o Maestro Rodrigo Toffolo.

A VOLTA DA ‘SÉRIE DOMINGOS CLÁSSICOS’

A primeira apresentação estava prevista para o mês de março, mas os planos foram mudados por conta do avanço da pandemia mundial. Diante disso, a ‘Série Domingos Clássicos’, tradicionalíssima nas manhãs de domingo para os que vivem ou passeiam pela capital mineira, ficou sem o aguardado som das cordas orquestrais. O projeto que surgiu como uma proposta do Sesc em Minas, em parceria com a Orquestra Ouro Preto, de democratização do acesso à música, ficou paralisado por meses, mas, agora, está de volta em novo formato.

O Sesc em Minas, ciente da força e da importância da Orquestra Ouro Preto, decidiu retomar com a parceria durante o isolamento social, respeitando todos os critérios e regulamentos de higiene, saúde e segurança, para levar ao público de forma online a série.

Para a Gerente de Cultura do Sesc em Minas, Janaína Cunha, retomar essa parceria com a Orquestra Ouro Preto como residente é a oportunidade de oferecermos gratuitamente a música orquestral ao público. “Neste período de pandemia, o público carece de cultura e o Sesc, juntamente com a Orquestra, são múltiplos fomentadores desta iniciativa de propagar a cultura em tempos tão desafiadores e até mesmo angustiantes. Estamos felizes em anunciar a nova temporada, tão importante para a Orquestra, que completa 20 anos de atuação, e para o Sesc em Minas, reafirmamos nosso compromisso de levar ao público uma programação pautada na excelência e na diversidade, proporcionando novas oportunidades de interação e conhecimento”, enfatiza.

 

STREAMING

O disco que será apresentado no concerto foi lançado em junho deste ano nas principais plataformas digitais e tem se destacado no número de acessos. Para se ter uma ideia, somente no Spotify, as músicas do álbum Orquestra Ouro Preto – The Beatles Vol. 2 já foram reproduzidas aproximadamente 25 mil vezes.

 

RECONHECIMENTO

Uma novidade para este domingo é que será exibida durante a live, o primeiro videoclipe selecionado pelo Prêmio Orquestra Ouro Preto The Beatles. A produção audiovisual fez parte de um edital voltado para artistas que trabalham no setor de produções audiovisuais, que foram fortemente afetados por conta do período de isolamento social. A iniciativa conta com o patrocínio da Vale, SulAmérica e AngloGold Ashanti e integra parte das ações promovidas pela Orquestra Ouro Preto em apoio à cultura, executadas durante a pandemia do COVID-19.

GESTO CONCRETO

A programação da live contará ainda com o projeto Mesa Brasil Sesc, que terá um QR Code disponível durante toda a transmissão. Para participar é necessário abrir a câmera do celular ou tablet em direção ao código que aparecer no visor da televisão ou computador. Em sequência, o internauta será encaminhado para o portal do Mesa Brasil, no qual poderá realizar, de forma rápida e segura, a doação de qualquer valor em solidariedade às famílias assistidas pelo projeto e que passam fome.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.