Medo de voltar ao trabalho durante a pandemia? Como não deixar o receio se transformar em um transtorno

A coordenadora de enfermagem Katherine Maurente também diz que não é fácil ter motivação para voltar às atividades na crise sanitária

Devido à flexibilização das regras de distanciamento social, muitos brasileiros tiveram que retornar ao trabalho nas últimas semanas. Pesquisas apontam que o brasileiro tem medo de voltar ao trabalho e se expor ao novo coronavírus, mas outros dados também mostram que o trabalhador do Brasil tem medo de ficar desempregado. Não é uma escolha fácil.

A coordenadora de enfermagem Katherine Maurente afirma que, quem escolhe voltar ao trabalho, precisa ter cuidado para não deixar o medo se transformar em um transtorno.

“Para evitar o medo da volta ao trabalho, o ideal é fugir do excesso de informação, principalmente as trágicas, pois quando estamos diante de tantas informações, acabamos desenvolvendo ansiedade e pânico”, afirma a profissional, que diz que não é fácil ter motivação para trabalhar:

“É muito difícil ter motivação profissional diante de um cenário devastador de uma pandemia, que é uma doença onde ninguém sabe como lidar, como se paramentar, desparamentar, mas a grande motivação acaba sendo a ajuda ao próximo, a solidariedade, empatia e fazer parte desse momento histórico e aprender algo novo”.

Ela também explica quando é hora de procurar a ajuda de um profissional.

“Começamos a observar os sintomas de estresse quando há fadiga e exaustão, irritabilidade, impaciência, agressividade, dores musculares, dor de cabeça, entre outros, diante desses sintomas psicossomáticos o ideal é procurar ajuda profissional”, afirma.

https://instagram.com/katherinemaurente?igshid=1fi8j7t13zgod

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.