Descubra os hábitos que podem melhorar sua imunidade

Dr Paulo Lessa explica como manter o sistema imunológico funcionando adequadamente_

O sistema imunológico é o grande responsável pela defesa de nosso organismo. Composto por uma rede de células, moléculas e processos biológicos, possui a capacidade de reconhecer ataques de vírus e bactérias criar uma resposta efetiva. Por isso, manter a imunidade alta é essencial para garantir a funcionalidade desse sistema.

“Para aumentar a imunidade, devemos tomar cuidado com alimentação ruim, excesso de atividade física, falta de sono e obesidade”, explica Dr Paulo Lessa, médico e proprietário do Instituto Lessa.

Ao contrário do que muitos pensam, a atividade física em excesso não é benéfica ao organismo. “Muitos perguntam “a atividade física vai aumentar minha imunidade?” e até isso pode prejudicar. Por isso, é muito importante a suplementação adequada quando necessário e ficar de olho nos exames”, acrescenta.

Além disso, manter níveis altos – acima de 60 – de Vitamina D é essencial. “Cada vez mais saem estudos que comprovam que a deficiência de Vitamina D prejudica o sistema imunológico. Ter a Vitamina D em níveis mais elevados é importante para, caso tenha alguma doença, você consiga combatê-la”, explica.

Para aqueles que gostam de aproveitar os finais de semana, Dr Paulo Lessa explica que é possível se divertir sem prejudicar a imunidade. “O uso de drogas conjunto com bebida alcoólica pode prejudicar, mas um drink com os amigos e petiscos leves estão liberados. Locais com neblina e muito frio também podem influenciar.”

Cuidar do intestino também é fundamental para manter o corpo funcionando corretamente e não descuidar da imunidade. “Tomar muita água, ingerir alimentos com fibras e evitar alimentos inflamatórios com leite e glúten ajudam, além da suplementação adequada com supervisão de um profissional de confiança. É importante se consultar com uma equipe integrada a fim de melhorar a vida do paciente”, finaliza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.