Coronavírus: Transexual Brasileira Monique Ribeiro dá exemplo de empatia e solidariedade em Portugal

Baiana da Cidade de Sítio Novo, Monique Ribeiro vem de uma família humilde e desde criança trabalhava vendendo pão de queijo para ajudar na renda de sua casa. A brasileira cursou artes visuais pela UFB ( Universidade Federal da Bahia) e já teve suas esculturas premiadas em concursos no Brasil.

Morando atualmente em Portugal, a artista plástica gravava vídeos bem humorados de sua janela, gritando “Vai pra casa peste”, trazendo conscientização e bom humor aos moradores de Lisboa onde vive.

Devido a repercussão nas redes sociais, de pessoas que se divertem com seus vídeos, Monique Ribeiro resolveu aproveitar sua notoriedade para ajudar os mais necessitados nesta pandemia do novo Coronavírus.

A artista começou sozinha, da janela de sua casa, com seu jeito irreverente pendurou lençóis brancos escritos: “Fica em Casa peste ” e “Doe alimentos aqui”



“Seus gritos” tem arrecadados centenas de alimentos e também dinheiro, onde reverte tudo em compras de mais mantimentos. E hoje mobilizou outros brasileiros e portugueses que são parceiros fiéis ao projeto da brasileira composto por: Alex, Alef, Jorge, Italo, Lais, Verena, Grasi, Joana, Mónica Pablo e Marcílio, projeto batizado de “Célula Mon” que também mobilizam ajuda financeira no custeio de contas de água e luz de famílias desempregadas!

TRANSPARÊNCIA:

Monique faz questão em suas postagens diárias, prestar contas detalhadas sobre as ofertas em dinheiro que recebe, e sobre os itens comprados no supermercado e também sobre o destino de cada um deles!

“Desde pequena sempre procurei ajudar, isso faz parte da minha essência mesmo. Aproveitei o retorno midiático dos meus vídeos engraçados na internet, para pedir doações de alimentos durante essa crise! Até mesmo os turistas brasileiros e não brasileiros, que estavam em Portugal no pico da pandemia, e não conseguiam retornar para seus países, eu os acolhi em minha casa, pessoas que nem conheço, pois não conseguiria dormir em paz sabendo que tem pessoas do meu país e outros, dormindo na rua! “ (Diz a brasileira)

A história de Monique Ribeiro, sua luta desde cedo pela sobrevivência, vencer o preconceito, por vir de família humilde, nordestina e ser uma transexual, estes desafios que venceu , a tornaram uma mulher nobre, destemida, vencedora e acima de tudo, um exemplo a ser vivido.

Para nós da imprensa do Brasil, é motivo de grande alegria e orgulho saber que uma brasileira tem feito a diferença na Europa, num momento onde o planeta clama por empatia, humanização e amor, Monique Ribeiro com seu imenso coração, tem mostrado que ajudar o próximo, é fácil, basta sair na janela e gritar ao mundo!

Parabéns Monique!

Siga Monique no Instagram e conheça seu trabalho:

@moniquemon2020

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.