Coordenadora de enfermagem, Katherine Maurente fala da importância de homens cuidarem da saúde mental

A profissional dá dicas para você superar os tabus e medos e buscar um profissional

O mês de novembro é dedicado aos homens. Estamos falando da campanha Novembro Azul, uma ação que acontece no mundo e no Brasil para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com o site Fundação do Câncer, a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, sendo que as maiores vítimas são aqueles a partir de 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Para se prevenir contra a doença e investigar os sinais e sintomas é necessário que sejam realizados dois exames: toque retal e exame de PSA (exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata).

Sabemos que os homens têm resistência a ir ao médico e fazer exames de rotinas. Quase 40% dos homens até 39 anos e 20% com mais de 40 anos só vão ao médico quando se sentem mal. No caso do exame de toque retal, ainda há muito tabu devido à permanência de uma cultura machista. Esse tipo de pensamento e atitude é um grande risco para saúde masculina.

SAÚDE MENTAL DOS HOMENS

A coordenadora de enfermagem Katherine Maurente acredita que os homens além de serem mais propensos a negligenciar a saúde física, eles não cuidam como deveriam da mental.

“Cada vez mais os homens têm apresentado queixas de ansiedade e depressão, fruto da pressão no trabalho – ora são exigidos a produzirem mais, ora há menos oportunidades disponíveis; e as relações familiares, comprometidas pela falta de tempo”, explica.

Ainda é um estigma para os homens cuidar da saúde mental. Por isso, Katherine dá dicas para você superar os tabus e medos e buscar um profissional, caso esteja se sentindo angustiado, deprimido e estressado.

“A qualidade da sua saúde mental refletirá na sua saúde física. Estar bem emocionalmente te levará a adotar hábitos mais saudáveis e te estimulará a rever as suas relações com o trabalho, família e amigos”, finaliza

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.